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Comida artesanal, o que você pensa a respeito?

Comida artesanal é aquela feita com traços tradicionais, regionais ou culturais.

Ou seja, é comida artesanal quando as matérias primas são fruto de alimentos passados de geração para geração, preparados aos moldes de antigamente ou quando são produzidos em terras da região.

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida humana, é natural que os avanços cheguem também às mesas do consumidor. Porém, ainda que traga muitas facilidades, a tecnologia em grande escala faz com que tudo acabe seguindo um mesmo padrão. Seja de produção e até mesmo de sabor, no que se diz respeito a comida. E, assim, aumenta a procura por alimentos cada vez mais perto do que lembra o “sabor de casa”.

É esse fenômeno que traz à tona a comida artesanal. Cada vez mais em voga, o modo de produção artesanal chama atenção de clientes, e consequentemente, dos donos de bares e restaurantes. Afinal, é essencial estar antenado ao mais novo no segmento do Food Service.  Principalmente para o empreendedor que deseja lucrar num mercado tão concorrido.

 

comida artesanal

Comida artesanal não é moda, e nem a cerveja:

Segundo reportagem do O Globo, no ano de 2016 o ramo das cervejarias artesanais cresceu, no Brasil, aproximadamente 40%. E, assim como o que ocorre com os alimentos, o lema é: “beba menos, beba melhor”. O que significa que, além da migração do convencional para o mais especial, o consumidor passa a procurar por mais sensações como aroma, gosto e textura.

Ainda, na reportagem, alega-se que “a tendência de diversificação da alimentação é mundial, assim com um retorno aos produtos locais após uma onda massificante nos anos 1990 e início da década dos 2000. Desta junção de tendências globais, emerge a força do mercado de cervejas artesanais brasileiras.”.

Engana-se quem pensa que somente as cervejarias lucram com essa nova onda. Prova disso é a Revista Exame que publicou esse ano as 7 tendências para o mercado de food service.

Sim, a comida artesanal é listada como uma delas. Como justificativa, a ideia de buscar por um estilo de vida mais saudável, associado a cultura do “faça você mesmo”. Seja na TV ou na  internet, despertou o interesse dos consumidores por segmentos que privilegiam ingredientes produzidos localmente.

E o seu restaurante, como lida com a tendência da comida artesanal?