estou no azure Evite Desperdícios, Otimize o Uso dos Seus Ingredientes - Linked Gourmet

Evite Desperdícios, Otimize o Uso dos Seus Ingredientes

Confira 3 dicas para evitar desperdícios!

 

Administrar um restaurante não é tarefa fácil. Existem vários fatores a serem levados em consideração. Administrar sua equipe, coordenar a operação, desenvolver novos pratos e pensar em novas formas de atrair clientes toma muito do seu tempo.

No meio de toda essa correria para equilibrar o caixa, tão importante quanto conseguir um lucro maior, é evitar desperdícios. E nessa hora, vale ser criativo. Confira as dicas da Linked Gourmet para ajudar você a otimizar seus recursos:

 

fonte imagem: www.saudedica.com.br

 

UTILIZE FICHA TÉCNICA CONTRA O DESPERDICIO

O principal ingrediente para tornar qualquer decisão e movimento estratégico mais eficiente é a informação. Ter a descrição detalhada de quais insumos e em que proporção compõem cada um de seus pratos é essencial para evitar surpresas no controle do seu estoque, tendo visibilidade, por exemplo, de quantas porções de “pratos feitos” a quantidade de arroz presente em seu estoque pode gerar.

E é nisto que consiste a ficha técnica.  Uma aliada fundamental da gestão do seu restaurante que, uma vez atualizada e bem calibrada garante também a padronização da qualidade dos pratos, um controle maior sobre desperdícios e uma amostra precisa da margem de lucro.

O próprio módulo Organize na Retaguarda do sistema da Linked Gourmet apresenta a funcionalidade que pode ser preenchida de forma dinâmica e intuitiva.

 

CONTROLE DIARIAMENTE AS SOBRAS DE INGREDIENTES E PRODUTOS

É muito importante manter um controle sistemático de sobras de alimentos e ingredientes.

Pese e anote quanto e quais ingredientes estão sobrando de cada prato. Mantendo este registro de forma disciplinada e organizada, você conseguirá ajustar de forma precisa as quantidades das porções e pratos em seu cardápio. É uma forma de evitar desperdício e utilizar insumos de forma otimizada.

Se um de seus pratos tem uma porção de feijão como acompanhamento que não é totalmente utilizada, você está perdendo dinheiro. É possível reduzir a quantidade de feijão nesta porção e vender uma maior quantidade de porções sem precisar aumentar a produção de sua cozinha. Tudo sem desagradar o cliente, uma vez que ele não está usufruindo disso.

Esse controle, baseado em registro diário é muito importante para a saúde financeira do seu estabelecimento.

 

ATENÇÃO AOS PRAZOS DE VALIDADE, DE TUDO!!

Você pode reduzir, e muito, a sua perda com produtos vencidos. Basta observar os prazos de validade de todos os insumos. Siga as dicas:

 

  • Mantenha seu estoque organizado e separado por produtos;
  • Produtos mais antigos na frente, sempre;
  • Mantenha controle dos produtos e suas respectivas validades;
  • Identificou produto para vencer em breve? Utilize em receitas. Faça promoção dos pratos onde ele é utilizado, antes do vencimento – Transforme uma potencial perda de produtos em uma oportunidade de promoção!