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Funcionários como Embaixadores da Marca

Como utilizar ao máximo o potencial funcionários / marca

 

Quando se fala em experiência de consumo, a maioria dos empreendedores de food service pensa em infraestrutura, qualidade e layout dos prato. Porém muitos esquecem da importância dos funcionários neste assunto, ou não utilizam todo seu potencial.

Os funcionários, sem exceção, são embaixadores da marca. Tudo o que fazem em serviço não impacta a opinião do cliente em relação ao funcionário, mas ao estabelecimento. É como se o funcionário personificasse o estabelecimento.

A Linked Gourmet separou algumas dicas para que seu food service utilize esta identificação funcionário/marca a seu favor.

 

 

FUNCIONÁRIOS COM ABORDAGEM PRECISA E VESTIMENTA COERENTE

A forma como seus funcionários que tem contato direto com o cliente se comunicam deve ser coerente com a proposta do seu food service. Se o seu estabelecimento é um restaurante sofisticado, a linguagem a ser utilizada é mais formal e sucinta. Por outro lado, se for um bar de cerveja artesanal, a abordagem pode ser bem mais descontraída, jogar conversa fora, sempre com respeito, também é bem-vindo.

O mesmo serve para a vestimenta. No primeiro exemplo, seria coerente o uso de camisa, calça social, cinto, sapatos e colete. Talvez até uma gravata. Já no segundo caso, um simples avental com o logo do bar por cima de uma roupa mais casual casaria bem com o clima descontraído, mantendo a identificação do funcionário.

 

FEEDBACKS VALIOSOS

Por terem contato direto com seus clientes, os garçons podem trazer informações valiosas para a melhoria do seu restaurante. Muitas vezes os clientes criticam algum ponto, mas não fazem questão de levar a insatisfação para o gerente. Incentive a comunicação frequente entre o gerente e os funcionários. Se o funcionário não se sentir à vontade levando aquela informação adiante, esta informação, que pode ser um motivo de insatisfação comum a muitos clientes, irá se perder.

Você pode perder clientes por motivos bobos, como iluminação baixa, cerveja quente, preços altos ou não ter prato vegetariano. Coisas que podem ser facilmente ajustadas. Ou perder oportunidades ao não saber que muitos clientes frequentariam um happy hour em seu restaurante.

Ter ciência do que acontece em seu restaurante é essencial para poder se planejar e atrair mais clientes. E a participação dos funcionários é muito importante neste processo.

 

TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO

Agora sabemos a importância dos funcionários e o valor que podem trazer para o seu food service. Porém para utilizar a personificação da marca e engajamento com os feedbacks, é preciso focar em motivação e treinamento.

É óbvio que nenhuma abordagem será exatamente igual a outra, mas realizar um treinamento para padronizar o atendimento de seus funcionários é essencial. Assim como todos devem vestir a mesma roupa, apresentar um comportamento semelhante é imprescindível.

E não apenas o treinamento comportamental, como o de especialização profissional é importante. Se o seu estabelecimento é um foodtruck de comida italiana, com um treinamento de vinhos, seus funcionários podem indicar qual combina mais com cada prato.

Cada food service é um caso, mas é interessante trazer mais charme e diferencial através de especializações coerentes com a proposta do seu estabelecimento. Os treinamentos de especialização ajudam em outro ponto essencial, a motivação do funcionário, o fazendo sentir-se valorizado pelo seu food service.

A motivação é importante pois sem ela o funcionário não desempenha todo o seu potencial. Diversos fatores podem influenciar na motivação. Desde um ambiente de trabalho com muitas discussões, salários menores que a média do mercado, até um momento ruim na vida pessoal. Converse com seus funcionários a fim de identificar e resolver o problema. Sua preocupação e disponibilização para interação fazem toda a diferença.