estou no azure Temática em Restaurantes e Bares – Porque Faz Sucesso e Como Começar? - Linked Gourmet

Temática em Restaurantes e Bares – Porque Faz Sucesso e Como Começar?

Uma tendência que caminha com a cultura do brasileiro

Jeti´s Burger e Grill

O brasileiro sempre foi um povo que consome muita cultura. Seja através da música, literatura, séries ou filmes, o Brasil respira cultura. Como nossa população tem descendência de todo o canto do mundo, recebemos muito bem o que vem de fora, sem perder o encanto e carinho com o que nós mesmos produzimos.

Você deve estar se perguntando “Ok, mas o que isso tem a ver com o food service?”. A resposta é “tudo”. Em um mercado tão disputado e com tantas opções quanto o de bares e restaurantes, ter um diferencial de identificação com os clientes faz toda a diferença.

 

BARES E RESTAURANTES TEMÁTICOS

Alguns bares e restaurantes atuam com decoração e/ou

cardápio temático. Existem referências a música, como uma hamburgueria em São Paulo cujos nomes dos pratos são inspirados em cantores e bandas clássicos, como Davis Bowie, The Rolling Stones e Tim Maia (Hamburgueria 1970).

Outros são voltados para os fãs da sétima arte, com decorações e pratos inspiradas nos universos de Harry Potter (Vassoura Quebrada), Star Wars (Jeti´s Burger e Grill), Senhor dos Anéis (Taberna Santê), entre outros. E ainda há estabelecimentos que tem suas decorações inspiradas em livros e quadrinhos (Quintana Bar, Bar Gibi Cultura Geek).

 

PORQUE VALE A PENA?

É fato que para um bar ou restaurante terem sucesso, é preciso mais do que comida boa e bom atendimento. Até porque o cliente precisa ser incentivado a ir até seu estabelecimento para descobrir que a comida e o atendimento são bons. Assim, ter uma decoração e pratos temáticos serve como gatilho para atrair o cliente a uma primeira visita.

Imagine que você quer comer um hambúrguer em um lugar diferente do que você está acostumado. Quer provar algo novo. Você pesquisa e pede sugestões para os amigos. Assim você recebe duas indicações, a primeira parece bem saborosa, mas a segunda também e ainda tem algum ponto temático que se refere àquele filme ou série que você adora. Qual você escolhe? Exatamente.

 

COMO ESCOLHER A TEMÁTICA

Primeiramente tem que ser algo com que você está familiarizado. Quanto mais você conhecer o tema escolhido, melhores vão ser suas “sacadas” quanto a decoração, nomes e estrutura dos pratos. Consequentemente, a identificação com os clientes que também são fãs do tema será maior.

Em segundo lugar, é preciso ser algo popular. Se o tema escolhido não tiver muitos adeptos, a proporção de clientes fiéis também não será grande. Ao mesmo tempo, se escolher algo muito genérico, você acabará não tendo tema nenhum. Por exemplo, se escolher música, não tem como atender todo tipo de gosto de música. Assim como se escolher cinema não atende todos os gostos de filme, e acaba tornando a temática muito poluída se tentar.

Escolha um nicho dentro de um segmento da cultura. Um que tenha muitos fãs e não seja muito específico, a fim de atrair mesmo quem não seja um fã do tema, mas que tenha interesse por saber mais sobre ou ver o que seu estabelecimento adaptou daquele universo.